Proposta para canal da Nicarágua em 1870
Estimado em US$ 50 bilhões, o
canal da Nicarágua é o maior projeto de engenharia do mundo e, de acordo com
Daniel Ortega, presidente daquele país, representa a independência total e
definitiva da nação.
O projeto foi idealizado já no
século XIX, mas apenas nesta segunda-feira, com a ajuda chinesa, é que o
projeto começou tomar forma. Estradas estão sendo abertas em direção à
comunidade de Rio Grande, onde iniciaram as escavações para o canal que
possuirá 278 km de extensão e ligará o Oceano Pacífico ao Atlântico.
Apoiada pela
Maersk, maior empresa de transportes do mundo, a empresa chinesa Hong Kong
Nicaragua Canal Development Investment Company será a responsável pela execução
da obra que deve durar em torno de 6 a 10 anos. O novo canal terá capacidade
para navios maiores do que os que passam pelo do Panamá; mesmo esse já estando
em processo de ampliação
De acordo com a
revista exame, ao passar de cada ano, a Nicarágua ganhará apenas 1 ponto
percentual de controle do canal, o que a tornará majoritária somente após 50
anos. Enquanto isso, a HKND terá de pagar apenas US$ 10 milhões por ano. Isso
sem contar que também poderá vender seus direitos para qualquer outra empresa
ou país.
Entretanto, há
ressalvas. Nem todos os nicaragüenses aprovam essa obra colossal. Rumores
apontam que o presidente Ortega esteja se beneficiando desse processo, tendo
promovido as reformas políticas que permitem sua reeleição por tempo ilimitado
ao mesmo tempo em que a concessão do canal foi posta na constituição do país.
Além disso, esse
canal pode se tornar um pesadelo para a Nicarágua. Haja visto que o Lago
Nicarágua, maior fonte de água doce do país, fará parte do canal e,
consequentemente, será afetado ambientalmente pela circulação de cargueiros. Em
defesa dos seus interesses, alguns nicaragüenses já protestam.
Fonte: Exame
Adaptado por : Dhiego Schneider