terça-feira, 23 de dezembro de 2014

CANAL DA NICARÁGUA - O MAIOR PROJETO DE ENGENHARIA DO MUNDO

Proposta para canal da Nicarágua em 1870

    Estimado em US$ 50 bilhões, o canal da Nicarágua é o maior projeto de engenharia do mundo e, de acordo com Daniel Ortega, presidente daquele país, representa a independência total e definitiva da nação.

    O projeto foi idealizado já no século XIX, mas apenas nesta segunda-feira, com a ajuda chinesa, é que o projeto começou tomar forma. Estradas estão sendo abertas em direção à comunidade de Rio Grande, onde iniciaram as escavações para o canal que possuirá 278 km de extensão e ligará o Oceano Pacífico ao Atlântico.

   Apoiada pela Maersk, maior empresa de transportes do mundo, a empresa chinesa Hong Kong Nicaragua Canal Development Investment Company será a responsável pela execução da obra que deve durar em torno de 6 a 10 anos. O novo canal terá capacidade para navios maiores do que os que passam pelo do Panamá; mesmo esse já estando em processo de ampliação

  De acordo com a revista exame, ao passar de cada ano, a Nicarágua ganhará apenas 1 ponto percentual de controle do canal, o que a tornará majoritária somente após 50 anos. Enquanto isso, a HKND terá de pagar apenas US$ 10 milhões por ano. Isso sem contar que também poderá vender seus direitos para qualquer outra empresa ou país.

 Entretanto, há ressalvas. Nem todos os nicaragüenses aprovam essa obra colossal. Rumores apontam que o presidente Ortega esteja se beneficiando desse processo, tendo promovido as reformas políticas que permitem sua reeleição por tempo ilimitado ao mesmo tempo em que a concessão do canal foi posta na constituição do país.

  Além disso, esse canal pode se tornar um pesadelo para a Nicarágua. Haja visto que o Lago Nicarágua, maior fonte de água doce do país, fará parte do canal e, consequentemente, será afetado ambientalmente pela circulação de cargueiros. Em defesa dos seus interesses, alguns nicaragüenses já protestam.

Fonte: Exame
Adaptado por : Dhiego Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...