quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O QUE ACONTECE COM OS CONTÊINERES QUE CAEM DOS BARCOS ?

     Há cerca de 5 a 6 milhões de barcos cargueiros atravessando os mares. Os Estados Unidos importam mais coisas desta forma que qualquer outro país. Isso é quase 20 milhões de contêiner por ano, que incluem tudo, desde produtos químicos tóxicos até alimentos. 



     E, partindo do princípio que o homem não controla o movimento dos oceanos , estima-se que milhares de contêineres são perdidos todos os anos ao longo das rotas internacionais de navegação, devido a grandes ondas ou rajadas de vento. 

      Às vezes, eles emergem em terra, mas o que acontece com os recipientes que a terra no fundo do mar? Ninguém realmente sabia. 

      Até agora. 


     Um dos problemas do fundo do mar são os contêineres que, por acidente ou não, acabam afundando nas águas oceânicas. Mas isso também tem algumas vantagens. Um grupo de pesquisadores do aquário norte-americano de Monterey Bay, na Califórnia, acompanhou durante dez anos as mudanças no fundo do mar, causadas por um contêiner que caiu acidentalmente de um navio em 2004.

     A conclusão mostrou benefícios e malefícios. A parte boa é que o contêiner acaba por funcionar como uma rocha, e os animais que precisam de superfícies duras para sobreviver, como caracóis e vieiras, ganharam um novo habitat.

    A parte ruim são os produtos tóxicos que revestem o contêiner. A tinta, principalmente, sofre corrosão no fundo do mar, e pode ser prejudicial a diversos animais.

    O objeto também vira um obstáculo e muda a corrente do mar. A pesquisa acompanhou apenas um contêiner, mas é possível pensar nesse efeito em grande escala.



    Josi Taylor, o principal autor do estudo, disse que o contêiner atua basicamente como um recife artificial. "Os animais serão atraídos a ele, porque ele fornece um lugar para se esconder dos predadores. Então predadores serão atraídos." 

    De fato, "Você vai encontrar vida em torno de qualquer coisa que você colocar lá para baixo", disse ela. 

      Confira o vídeo abaixo, narrado por Taylor.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...