Créditos para o professor Alessandro Bezerra
quinta-feira, 1 de março de 2018
O QUE É A 'BESTA DO LESTE', FENÔMENO DEIXOU A EUROPA EM ALERTA POR ONDA DE FRIO
Uma massa de ar fria vinda da Sibéria e da Escandinávia levou nevascas a diferentes cidades da Europa. Até o centro de Londres, onde normalmente os flocos de gelo derretem rapidamente, amanheceu coberto de neve.
DRONE ESPECIAL PODE REVOLUCIONAR A PREVISÃO DO TEMPO
A previsão de tempo hoje usa dados de satélites e das estações terrestres. Empresa suíça desenvolveu um drone que deve voar na camada limite planetária e assim nos dar informações mais precisas sobre a mudança de tempo.
AGENTES FORMADORES DO RELEVO
Para o professor que estiver ensinando placas tectônicas e seus movimentos este site vai localizar as placas e suas consequências como tremores de terra e vulcões.
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018
terça-feira, 27 de fevereiro de 2018
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
ATIVIDADE PIRÂMIDES ETÁRIAS
Fonte : Escola Municipal de Ensino Fundamental CAIC “Luizinho de Grandi” 2012 – 2013
O ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE
PIRÂMIDES ETÁRIAS TRIDIMENSIONAIS
Santhiély Laksmi Silva Gomes
Angelita Tomazetti Scalamato
Gislaine Mocelin Auzani
O presente trabalho pretende relatar a construção de pirâmides etárias, no
formato tridimensional (3D), para possibilitar que os educandos compreendam a
estrutura etária da população brasileira nas últimas décadas, de maneira
concreta. Esta ação faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência (PIBID), subprojeto Geografia/UNIFRA, vinculado à Escola Municipal
de Ensino Fundamental CAIC – “Luizinho de Grandi”, Santa Maria (RS). Em relação
aos procedimentos técnicos, primeiramente, enquanto os monitores construíam as
pirâmides etárias referentes aos Censos Demográficos, realizados pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1980, 1991, 2000 e 2010. Em
sala de aula, a professora, desenvolveu o conteúdo de forma contextualizada
referente à temática, abordando os conceitos relativos à população, como:
população absoluta e relativa, taxa de natalidade, de fecundidade e de
mortalidade, expectativa de vida e crescimento vegetativo. Após, foi feita a
apresentação das pirâmides etárias, realizando explicações sobre as faixas
etárias e tirando dúvidas dos alunos. Também, organizou-se a turma em quatro
grupos, onde cada bolsista ficou responsável por um, contribuindo para a
construção das pirâmides etárias no papel milimetrado. A confecção de pirâmides
etárias, pelos monitores, proporcionou uma aprendizagem mais significativa, a
partir da visualização tridimensional das pirâmides, bem como compreender os
conceitos trabalhados em sala de aula de maneira mais concreta e envolvente. Para
que a compreensão fosse mais substancial, foi solicitado aos alunos, para que
em grupo e de forma colaborativa, descrevessem as características da pirâmide
etária. Nesta etapa foi observada a dificuldade dos alunos em descrever as
análises e conclusões referentes ao período de estudo, onde foi necessário que
os bolsistas interagissem com os grupos e os ajudassem na elaboração textual.
Também foi solicitado que os alunos construíssem suas próprias pirâmides em
papel milimetrado, bem como uma elaboração textual, a partir da interpretação
das mesmas, de maneira colaborativa. Segundo Soares (2009) a atividade
colaborativa leva os alunos a refletir sobre o próprio trabalho, descrevendo um
texto não linear e recursivo, correspondendo a três fases: a pré-escrita, onde
o aluno organiza suas ideias; escrita, a produção textual; e pós-escrita, onde
o texto é revisado e avaliado pelo grupo. Observou-se que o aluno, ao interagir
e confeccionar a sua pirâmide apresentou maior compreensão e interpretação da
temática, inclusive descrevendo-a e ajudando os colegas que estavam com
dificuldades. Portanto, a utilização de pirâmides etárias tridimensional é uma
metodologia interessante, pois possibilita maior envolvimento do aluno com o
conteúdo desenvolvido em sala de aula, bem como promove uma aprendizagem
significativa e contextualizada. Essa metodologia faz com que as aulas de
Geografia sejam mais dinâmicas, uma vez que proporciona a participação do
aluno. Além disso, possibilita formar cidadãos críticos e conscientes de seu
papel na sociedade.
REFERÊNCIAS
SOARES, D. de A. Produção e revisão textual: um guia para professores de
português e de linguas estrangeiras. Petrópolis: Vozes, 2009.
Publicado nos Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário
Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID - em CD-Room,
com o seguinte número de ISSN: 2318-6771
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