segunda-feira, 1 de junho de 2020

BANDEIRAS UCRANIANAS NO BRASIL

O que significam as bandeiras ucranianas usadas em manifestações no Brasil?




Algumas bandeiras vêm chamando a atenção nas manifestações de apoiadores de bolsonaro em São Paulo. Tratam-se de bandeiras nas cores vermelha e preta ou amarela e azul com um tridente no centro. Elas apareceram por aqui depois de uma publicação no Twitter que pedia a "ucranização" do Brasil feita por um deputado do psl. Essas bandeiras existem pelo que hoje é a Ucrânia desde o século X, mas foram ressignificadas com o tempo. Na Ucrânia, atualmente, quem as ostenta são desde simpatizantes do nazismo e de hitler até os que apoiam uma identidade nacional ucraniana frente ao domínio do país pela URSS até 1992 e, atualmente, frente às influências da Rússia.

Esse símbolo de oposição ao comunismo e à esquerda parece aproximar a extrema-direita brasileira ao contexto ucraniano, por mais que, pelo menos por aqui, esse pessoal não tenha muita ideia sobre o que fala.

Odilon Caldeira Neto (Professor de História contemporânea da UFJF) afirma que o apelo à "ucranização" brasileira pode ter dois sentidos: a inspiração de ruptura com o sistema político tradicional, e a oportunidade de criar um espaço de participação para grupos radicais de extrema-direita, como ocorreu na Ucrânia em 2014.

Fonte: NEXO (https://bit.ly/36RDC48).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...