domingo, 24 de maio de 2020

OS CARREGADORES DE CAIXÃO DE GANA

Você, com certeza, já viu vídeos dos carregadores de caixão durante a pandemia do Covid-19. Mas, você sabe a origem desses memes? A Geografia pode te dar uma ajuda. 


O vídeo, originalmente publicado na BBC, em 2017, virou meme e se espalhou nas redes sociais, principalmente após o início da pandemia de coronavírus no mundo. A cena original foi gravada em Gana, no oeste da África, onde as funerárias organizam enterros desse tipo. "Estas festas são montadas quando a pessoa que morre teve uma vida longa, quando morre com 60 anos ou mais (a expectativa de vida em Gana é ligeiramente inferior a 63 anos)”, conta o agente funerário Agyeman.

Os homens que aparecem no vídeo são pallbearers, expressão que poderia ser traduzida em português como “carregadores funerários”, que se dedicam a transportar caixões enquanto dançam. Benjamin Aidoo, um ganense que entrou para a profissão em 2007 e introduziu uma espécie de versão 2.0 dos pallbearers, conta que antes o caixão era carregado nos ombros, como se faz em muitos países ocidentais. A nova versão consiste não só em transportar o ataúde, mas também em acompanhá-lo com músicas mais alegres e de enfeitar os profissionais funerários com uma indumentária mais vistosa do que o habitual. Um serviço básico de carregadores como o que aparece nos vídeos virais pode rondar os 900 cedis (800 reais), mas o preço pode subir bastante dependendo da quantidade de pallbearers, músicos, distância e tempo. 
Os memes chegaram a Gana: "As pessoas me ligaram para dizer. 'Olha, o seu vídeo está sendo usado na internet, nas redes sociais, em todos os lugares. Ele viralizou'", conta, hoje, Benjamin Aidoo, o líder do grupo. No entanto, a viralização dos vídeos não tem ajudado Aidoo, pois "Esta pandemia derrubou meu negócio. Tive que paralisar tudo.", afirmou.

Fonte: El País (https://bit.ly/2xQFop1) e BBC Brasil - ONDE É POSSÍVEL ASSISTIR A UMA ENTREVISTA COM AIDOO (https://bbc.in/2WhCQJP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...