sábado, 25 de abril de 2020

"CAPITALISMO DE DESASTRE"

"Capitalismo de desastre": seria a pandemia de Covid-19 uma boa oportunidade para a implementação de políticas neoliberais?

A imposição de políticas neoliberais se aproveita de “distrações” com crises diversas. Um caso emblemático disso foi protagonizado por Milton Friedman (um dos membros mais notáveis da Escola de Chicago). Em 2005, após a destruição de Nova Orleans pelo Furacão Katrina (imagem), Friedman afirmou em matéria publicada pelo Wall Street Journal (https://on.wsj.com/34YPvn7) que a tragédia (que desabrigou 130 mil pessoa e matou mais de 1.500) era “uma oportunidade para reformar radicalmente o sistema educacional” da cidade. A ideia de Friedman (que foi implementada) era substituir as escolas públicas por uma distribuição de cupons para o ingresso na rede privada de ensino (escolas charters). No Brasil, ideias parecidas já apareceram algumas vezes nos meios políticos.


Estudos do National Education Policy Center (http://bit.ly/2SYwso3) questionam a eficácia da privatização do sistema educacional de Nova Orleans em razão, sobretudo, do aumento das desigualdades entre os estudantes, a precarização e perda de autonomia dos professores e o fechamento de escolas.

Em tempos de Covid-19 veremos, provavelmente, mais desse "capitalismo de desastre" por aí. 

Preparem-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...