sábado, 25 de abril de 2020

AMÉRICA INVERTIDA


Em 1943, o artista uruguaio Joaquin Torres García (1874-1949) propôs no desenho "América Invertida" um mapa “de cabeça para baixo”. 

Não há razão científica para o norte estar no topo dos mapas. Além disso, nem sempre o norte esteve nessa posição. Foi, provavelmente, no renascimento europeu que essa tradição cartográfica se consolidou com mapas como o de Mercator, utilizado, sobretudo, para navegação. Como as potências europeias do período se localizam todas no hemisfério norte, adotou-se essa posição como referência cartográfica.

Garcia, em seu desenho, fez uma crítica à hegemonia dos países do norte. Nas palavras do autor: “Nosso norte é o Sul. Não deve haver norte, para nós, senão por oposição ao nosso Sul. Por isso agora pomos o mapa ao revés, e então já temos a exata ideia de nossa posição, e não como querem no resto do mundo. A ponta da América, desde agora, prolongando-se, assinala insistentemente o Sul, nosso Norte”.

Sobre a tradição de apresentar os mapas com o norte voltado para cima, sugerimos a leitura desta matéria da BBC (em espanhol): https://bbc.in/2RRhGQ4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...