quarta-feira, 4 de março de 2020

INSPIRADO EM OBRA DE TARSILA DO AMARAL, ARTISTA FAZ MURAL EM SÃO PAULO COM LAMA DE BRUMADINHO


A inauguração do grafite ocorreu no dia 25 de janeiro de 2020, data que celebrou o aniversário da capital paulista e completou um ano do rompimento da barragem de Brumadinho. O painel, com 50 metros de altura e 18 metros de largura, está localizado numa das laterais do edifício Minerasil, em frente ao Mercado Municipal, no bairro da Santa Ifigênia, em São Paulo.
Em homenagem às vítimas da maior tragédia socioambiental do Brasil, o artista paulistano Mundano criou a obra denominada Operários de Brumadinho, inspirada no quadro Operários (1933), da modernista Tarsila do Amaral.
O artista, que também é ativista social, visitou a cidade de Minas Gerais para ver os impactos causados pelo desastre e recolheu aproximadamente 250 kg de material bruto para compor os pigmentos. A partir dele, desenvolveu a tinta especial com rejeitos tóxicos da lama. O trabalho foi concluído em 13 dias e contou com a colaboração de outros artistas e da Secretaria de Cultura de São Paulo.

“Além de justiça, o que essas vítimas mais precisam é serem lembradas. Em outros países, uma catástrofe como essa teria um monumento para não cair no esquecimento. Mas o Brasil, historicamente, é um país sem memória. Operários de Brumadinho é mais do que uma homenagem, é um ‘monumento’ não só para os trabalhadores e operários que lá morreram, mas também para todos os proletários que passam em frente [ao grafite] todos os dias e se identificam com a obra.”, disse o autodeclarado “artivista” em entrevista para a Casa Vogue.


Em 2019, após o rompimento da barragem da Vale, o artista fez o primeiro trabalho com a tinta originada dos rejeitos de minério, o quadro Abaporupeba, em referência ao Rio Paraopeba, é uma releitura do clássico Abaporu (1928), também de Tarsila do Amaral.


Mundano também relata “sempre tive uma conexão muito forte com a Tarsila. Primeiro porque ela é uma artista tão representativa que boa parte das escolas, quando falam de modernismo, acabam se referindo aos trabalhos dela. Em segundo, ela foi uma artista visionária. Falava de diversidade em 1933 enquanto, em pleno 2020, tem gente que ainda não entendeu o que é isso. Mesmo vinda da elite, ela soube representar o povo brasileiro com muito artivismo”.


Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...