quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

PRADARIAS E O SEQUESTRO DE CARBONO

As pradarias são alguns dos ecossistemas mais ameaçados do mundo, com a pradaria de capim alto sendo a mais ameaçada. Apenas 1/4 das pradarias ainda existem.

As pradarias são extremamente importantes, não só pela biodiversidade única que possuem, mas também pelo seu efeito no clima.

A capacidade de armazenar carbono é um valioso serviço ecológico nas mudanças climáticas atuais. O carbono, que é emitido naturalmente e por atividades humanas, como a queima de carvão para gerar eletricidade, é um gás de efeito estufa que está aumentando na atmosfera da Terra. 

Relatórios do Painel Internacional sobre Mudança Climática, um grupo de mais de 2.000 cientistas climáticos de todo o mundo, concordam que o aumento dos gases do efeito estufa está causando a mudança climática, que está levando ao aumento do nível do mar, temperaturas mais altas e padrões de chuva alterados.

A maior parte do sequestro de carbono da pradaria acontece abaixo do solo, onde as raízes da pradaria podem cavar o solo até profundidades de até 4,5 metros ou mais. As pradarias podem armazenar muito mais carbono abaixo do solo do que uma floresta pode armazenar acima do solo. Na verdade, a pradaria já foi o maior sumidouro de carbono do mundo - muito maior que a floresta amazônica - e sua destruição teve efeitos devastadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...