quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

LUGARES DO MUNDO: PFORZHEIM

A cidade de Pforzheim localizada no estado alemão de Baden-Württemberg desapareceu do mapa durante a Segunda Guerra Mundial, após ser intensamente bombardeada por 379 aviões da Real Força Aerea (RAF). Em proporção a outras cidades maiores como Dresden e Hamburgo, os bombardeios a Pforzeheim foram ainda mais devastadores. Leia o relato do autor e médico alemão Alfred Döblin escritos um ano após o fim do conflito: "Desaparecida da face da terra, raspada, reduzida a pedacinhos. Nenhuma alma humana mais lá. Pforzheim, você pode apagá-la do atlas."

Pforzheim após o ataque devastador.
1500 toneladas de bombas destruíram Pforzheim em apenas 22 minutos. Dos cerca de 80 mil habitantes da época, morreram 17.600 instantaneamente e dezenas de milhares ficaram feridas. A praça do mercado e o núcleo histórico foram aniquilados e completamente despovoados. No total, 80% da arquitetura então existente foram reduzidos a escombros.

Pforzheim atualmente. O monte visível é, na verdade, uma pilha de escombros da cidade destruída pelo bombardeio.
A cidade não produzia munição nem possuía qualquer tipo de indústria pesada, fora uma fábrica de tubos de metal da Metallindustrie Richter. No entanto, ela abrigava numerosas instalações de manufatura técnica, que produziam, entre outros, lentes para periscópios e componentes para submarinos. Além disso, era um importante nó ferroviário e rodoviário na região de Baden.

Veja no mapa a localização de Pforzheim:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...