terça-feira, 22 de agosto de 2017

AS 15 MAIORES ÁREAS METROPOLITANAS DO MUNDO

15. Moscou, Rússia

Área metropolitana: 13,7 milhões de pessoas
Cidade: 10,5 milhões de pessoas
Moscou foi considerada a cidade mais cara do mundo para funcionários expatriados em 2006, 2007 e 2008. Embora a capital da Rússia esteja cada vez mais rica, sua população vem declinando devido aos baixos índices de natalidade e à expectativa de vida curta. 

Detalhe urbano: 
Com mais passageiros do que as cidades de Nova Iorque e Londres juntas, Moscou possui o 2º sistema metroviário mais movimentado do mundo, depois de Tóquio. O metrô moscovita atende mais de 9 milhões de pessoas por dia, possui 182 estações e percorre 301 quilômetros.


14. Los Angeles, EUA
Área metropolitana: 14,7 milhões de pessoas
Cidade: 3,8 milhões de pessoas
Los Angeles é a segunda maior cidade dos Estados Unidos em área ocupada. Uma extensa malha viária com vias expressas, avenidas e vias vicinais menores cobre toda a cidade. 

Detalhe urbano: 
Los Angeles abriga as maiores populações mexicanas, guatemaltecas e coreanas fora dos seus países. Praticamente 40% da população da cidade não nasceu nos Estados Unidos.


13. Kolkata, Índia

Área metropolitana: 15,6 milhões de pessoas
Cidade: 5,1 milhões de pessoas
Conhecida até 2011 pelo nome de Calcutá, Kolkata foi a capital do protetorado britânico na Índia até 1912. Renomada como centro artístico e cultural, além de ser o berço da revolução política no país, Kolkata também é conhecida como o lar da missionária Madre Teresa. 


Detalhe urbano: 
A população de Kolkata adora mascar e cuspir o paan, uma mistura de bétel, noz-de-areca, cal hidratada e tabaco. Essa massa de cor vermelha polui as ruas de Kolkata.


12. Cairo, Egito
Área metropolitana: 17,2 milhões de pessoas
Cidade: 7 milhões de pessoas
Situada nas margens do Rio Nilo, Cairo é a maior área metropolitana da África e do mundo árabe. Mercados movimentados e vielas estreitas, aromas de especiarias e fumaça dos narguilés, o chamado à oração cinco vezes ao dia e a cacofonia das buzinas – isso é Cairo. 


Detalhe urbano: 
Também conhecida pelo nome de "Al -Qahirah", que em árabe significa "A Triunfante", a cidade abriga a maior e mais antiga indústria cinematográfica do mundo árabe.


11. Cidade do México, México
Área metropolitana: 18,7 milhões de pessoas
Cidade: 8 milhões de pessoas
A Cidade do México aumentou dez vezes em relação ao seu tamanho em 1940. Com cerca de 19 milhões de pessoas na área metropolitana, a capital mexicana gera 25% da riqueza do país. No entanto, com baixo crescimento populacional, a expectativa é de que o número de pessoas aposentadas cresça rapidamente. 


Detalhe urbano: 
Segurança, poluição atmosférica e congestionamentos de trânsito são os maiores problemas na Cidade do México. Eles derivam da má gestão dos recursos e do crescimento desestruturado.


10. Nova Iorque, EUA
Área metropolitana: 19 milhões de pessoas
Cidade: 8,3 milhões de pessoas
A cidade de Nova Iorque, especialmente Manhattan, é um modelo em termos de equilibrar denso desenvolvimento urbano com bom transporte público e acesso a espaços abertos. Nova Iorque é a única cidade norte-americana onde a maioria das famílias não possui um carro. 


Detalhe urbano: 
Nova Iorque tem sido uma porta de entrada para os Estados Unidos desde que os primeiros imigrantes vieram para o país. Atualmente, mais de 170 línguas são faladas ali, porém não há uma única nacionalidade ou grupo étnico que domine a população culturalmente diversa da cidade.


09. Xangai, China
Área metropolitana: 19,2 milhões de pessoas
Cidade: 13,8 milhões de pessoas
Xangai tornou-se o centro financeiro e comercial da China. A cidade possui um dos portos mais movimentados do mundo e o sistema de ônibus mais extenso do planeta, com mais de mil linhas. 


Detalhe urbano: 
O perfil do skyline de Xangai é um dos mais notáveis do mundo. Trinta e cinco estruturas medem mais de 200 metros, incluindo duas delas acima de 450 metros: a torre da TV Oriental Pearl e o Shanghai World Financial Center.


08. Pequim, China
Área metropolitana: 19,7 milhões de pessoas
Cidade: 13,3 milhões de pessoas
A capital chinesa foi a anfitriã dos espetaculares, porém controversos, Jogos Olímpicos de 2008. Apesar de investir bilhões para limpar a atmosfera da cidade, os níveis médios de poluição continuam cinco vezes acima das normas de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS). 


Detalhe urbano: 
Bicicletas são um meio de transporte comum para a maioria dos habitantes em Pequim. Contudo, a frota de automóveis aumenta em 15.000 novas unidades a cada dia. Até 2010, as ruas da cidade tinham em torno de 5 milhões de carros.


07. São Paulo, Brasil
Área metropolitana: 20,1 milhões de pessoas
Cidade: 11 milhões de pessoas
São Paulo é a cidade mais rica do Brasil e o centro financeiro mais importante da América Latina. Porém, a pobreza e a criminalidade seguem sendo um problema. Em média, 6 mil pessoas são assassinadas todos os anos em São Paulo. 


Detalhe urbano: 
São Paulo é uma cidade muito jovem e etnicamente diversificada. Mais da metade da sua população tem menos de 20 anos de idade e a cidade abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão.


06. Manila, Filipinas
Área metropolitana: 20,6 milhões de pessoas
Cidade: 11,2 milhões de pessoas
O passado colonial de Manila está refletido em sua arquitetura. Intramuros, o centro histórico, é cercado por um grande muro construído pelos espanhóis, no século XVI. Seus parques e construções históricas se tornaram uma atração turística.


Detalhes urbanos: 
Mais de 3 milhões de pessoas em Manila vivem em favelas sem eletricidade, saneamento e acesso à água potável. A densidade populacional é extremamente alta, em algumas áreas mais de 100 mil pessoas vivem em 1 km².


05. Délhi, Índia
Área metropolitana: 20,9 milhões de pessoas 
Cidade: 9,8 milhões de pessoas
Délhi é a segunda cidade da Índia em população. É um lugar de contrastes gritantes. Mesquitas, mercados e vielas estreitas caracterizam a cidade antiga, enquanto a parte nova da capital, chamada Nova Délhi, exibe avenidas majestosas, prédios de escritórios e shopping centers. 


Detalhe urbano: 
Em Délhi são falados vinte idiomas. A língua oficial e a mais falada é o hindi, seguida pelo punjabi. O inglês é usado nos negócios e para outros fins oficiais, enquanto o urdu é a língua mais comum entre a comunidade muçulmana.


04. Mumbai, Índia
Área metropolitana: 21,9 milhões de pessoas
Cidade: 13,8 milhões de pessoas
Mumbai – chamada de Bombaim até 1995 – é a cidade mais densamente povoada do mundo. Com altas taxas de natalidade e o influxo de migrantes, a expectativa é de que a população de Mumbai cresça rapidamente no futuro. 


Detalhe urbano: 
Mais da metade da população da cidade vive em favelas. A infraestrutura deficitária e a pobreza disseminada tornam muito difícil atender às demandas de uma população em constante crescimento.


03. Jacarta, Indonésia
Área metropolitana: 22 milhões de pessoas
Cidade: 9,6 milhões de pessoas
Jacarta está em expansão desde 2005, após sofrer crises econômicas e desastres como enchentes e terremotos nas últimas décadas. O crescimento econômico de Jacarta impulsionou a economia da Indonésia a um aumento de 6%.


Detalhe urbano: 
A despeito de muitas artérias amplas, Jacarta sofre com congestionamentos de trânsito terríveis. Para reduzir os engarrafamentos, em algumas vias principais foi adotado, nos horários de pico, o esquema "3 em 1" – esse esquema proíbe a circulação de carros com menos de três passageiros.


02. Seul, Coreia do Sul
Área metropolitana: 25 milhões de pessoas
Cidade: 10,4 milhões de pessoas
Seul se desenvolveu rapidamente desde a Guerra da Coreia (1950-53). Hoje, praticamente metade de toda a população do país vive em Seul ou nos seus arredores. Seul realizou progressos notáveis no combate à poluição do ar e é hoje uma das cidades mais limpas da Ásia. 


Detalhe urbano: 
Seul está localizada 50 quilômetros ao sul da fortemente armada fronteira com a Coreia do Norte. A cidade está ao alcance da artilharia norte-coreana. Planos para mudar a capital mais para o sul já causaram muitos debates. 


01. Tóquio, Japão
Área metropolitana: 35,2 milhões de pessoas
Cidade: 12,9 milhões de pessoas
A Grande Tóquio é a maior região urbana em todo o mundo, engolindo as cidades vizinhas de Yokohama, Kawasaki e Chiba. Apesar do seu tamanho, Tóquio possui um transporte público muito eficiente, que é responsável por quase 80% de todos os deslocamentos. 


Detalhe urbano: 
A baía de Tóquio foi sendo gradualmente ocupada para criar mais espaço habitacional. Odaiba, uma ilha feita com entulho, tornou-se um dos pontos turísticos mais interessantes da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...