sexta-feira, 10 de outubro de 2014

O QUE É A PAISAGEM HERTZIANA?

A paisagem é comumente definida como tudo aquilo que podemos ver do espaço em um lance. Essa definição é influenciada por aquilo que Murray Schafer chama "cultura do olho". No entanto, existe um outro "mundo" que não podemos perceber por limitações biológicas dos nossos organismos. 

E se, de uma hora para outra, começássemos a enxergar os sinais wi-fi que nos circundam o tempo todo nos ambientes urbanos modernos? Foi mais ou menos essa a ideia por trás do luminoso trabalho Digital Ethereal, produzido por Luis Hernan, da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

O trabalho artístico que lembra aparições fantasmagóricas e multicoloridas é resultado de suas experimentações com o ‘espaço hertziano’, a paisagem de sinais eletromagnéticos dispersos no mundo físico que permite a transferência de dados digitais em rede, via tecnologias como wi-fi, bluetooth e GPS. 


As fotos não capturam exatamente a propagação do sinal wireless de nossos aparelhos e gadgets, mas uma espécie de representação gráfica de sua intensidade. Eles foram feitos com o Kirlian Device, um aplicativo para celular que, explicando de maneira bem superficial, traduz a força do sinal wi-fi em cores, indo do azul, mais forte, ao vermelho, mais fraco. 


Os rastros que serpenteiam pelas imagens são criados pelo deslocamento do aparelho no espaço e registram as variações da intensidade do sinal ao longo do tempo, capturadas em fotos de longa exposição. Eles revelam a fragilidade dessa infraestrutura invisível e mostram que um simples deslocamento pela casa já pode alterar de forma significativa a maneira como interagimos com o mundo.


O projeto é descrito como uma exploração criativa do espectro wireless - e a analogia com fantasmas é proposital: visa referenciar a obra ao inefável e invisível campo das assombrações em nosso imaginário.

Saiba mais sobre o trabalho do pesquisador aqui.

Fonte: adaptado de Ciência Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...