domingo, 28 de janeiro de 2018

ENTENDA COMO SÃO PRODUZIDOS OS MAPAS DOS GPS AUTOMOTIVOS

   Ao ligar o GPS do carro e programá-lo para chegar a algum lugar, você já parou para pensar como isso é possível? 

   Os mapas do GPS são feitos por empresas especializadas e o processo é dividido em duas etapas: compilação e trabalho de campo.

Compilação
   A compilação é um levantamento sistemático de várias fontes geográficas da cidade que deve ser mapeada, como mapas hidrográficos, hipsométricos, plantas oficiais, imagens de satélite e fotografias aéreas. Compiladas (reunidas) todas as informações necessárias, passa-se para a outra fase. 

Trabalho de campo
Geógrafos trabalham em duplas e
se revezam ao volante.
   O trabalho de campo é feito por geógrafos, que em duplas, rodam em um veículo equipado pelas ruas e estradas do país coletando informações e referências como hotéis, escolas, restaurantes e shoppings, por exemplo. Os trajetos são feitos geralmente a 30 km/h, com a dupla passando seis horas por dia no carro e duas horas organizando e conferindo os dados coletados. O veículo tem uma antena receptora de sinais de satélites que torna sua localização extremamente precisa e, no para-brisa, uma câmera capta todo o percurso para o caso de alguma dúvida.
   Essa fase é necessária para dar precisão e confiabilidade ao mapa, para que, por exemplo, o motorista não entre em uma rua contra-mão. São feitas, geralmente, 4 atualizações dos mapas por ano, onde todas as informações são coletadas novamente afim de evitar que os motoristas se deparem com ruas em que o sentido foi invertido ou que não existam mais (aí está a importância de manter a base de dados do aparelho atualizada). Contudo, não é um trabalho simples. Muitas vezes a equipe precisa negociar a passagem do veículo por estradas dentro de fazendas e ruas em regiões dominadas por traficantes de drogas, por exemplo.
1) Câmera de vídeo sobre o painel. 2) Antena receptora dos sinais de satélites. 3) Pen tablet onde são anotadas todas as informações. 4) Laptop com a versão do mapa a ser atualizado. 5) Receiver que recebe o sinal da antena para o laptop.

Carro da empresa de mapeamento.
   Após as duas etapas, o mapa é gerado por um software de navegação para então ser disponibilizado para GPS, celulares etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...