quarta-feira, 13 de agosto de 2014

FLINTSTONES CONTEMPORÂNEOS

   O principal atrativo deste povoado é ele mesmo, Setenil de las Bodegas, na província de Cádiz, região da Andaluzia, na Espanha, com suas casas entranhadas nas rochas — elas só não parecem fazer parte da paisagem de porque são pintadas de branco.

   Esse povoado belíssimo e original cresceu sobre saliências rochosas acima do rio Tejo, que na Espanha, antes de correr para Portugal, chama-se Tajo. A maioria das casas foi construída em penhascos e pináculos de proteção, penetrando também nas cavernas das falésias acima do rio. As suas casas brancas ofuscantes — é um os chamados Pueblos Blancos da Andaluzia — parecem emergir das rochas, e algumas as usam como abrigo e telhado.

   Setenil moderna começa em 1484, relativamente tarde na Reconquista Cristã, quando os exércitos cristãos expulsaram os mouros, cujo último reduto foi um castelo hoje em ruínas, no topo da cidade.
   O nome da cidade se acredita ter sido retirado da frase em latim romano “septem nihil”, “sete vezes não”, uma frase possivelmente ligada a invasões anteriores ou escaramuças. No século XV,  seus novos governantes cristãos desenvolveram uma base agrícola de azeitonas, amêndoas e vinhas — daí o “de las Bodegas” (vinícolas) do nome.

   Os dois primeiros ainda florescem sobre as colinas e os telhados de Setenil, mas o seu comércio do vinho foi exterminado pela infestação do inseto filoxera da década de 1860, o que destruiu as cepas.
   Ao longo dos séculos seguintes, Setenil ganhou reputação para seus produtos de carne, a partir de suínos criados nas colinas circundantes. O povoado é famoso também por sua pastelaria, e seus bares e restaurantes estão entre os melhores da região.


   Várias de suas casas centenárias são, hoje, alugadas a turistas, no esquema de “turismo rural” muito em voga na Espanha.


Fonte: http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...