segunda-feira, 25 de agosto de 2014

COMO SE FORMOU A CAVERNA DAS TRÊS PONTES NO LÍBANO ?

     Apesar das várias guerras, que nas últimas décadas, têm assolado o Líbano – e da destruição consequente -, existem várias belezas naturais no país que permanecem intocadas. A Caverna das Três Pontes, como é popularmente conhecida, é uma delas.
     Localizada em Tannourine, a Baatara George Waterfall, nome oficial da caverna, é uma formação rochosa calcária que foi esculpida ao longo de milhões de anos pela água das imediações que durante o verão descongela. Como tal, durante a estação quente, a caverna transforma-se em cascata e atrai bastantes turistas ao local.
    As águas provêm das neves do Monte Líbano e caem para um abismo de 250 metros. Estima-se que a caverna tenha cerca de 160 milhões de anos, datando do Período Jurássico, refere o Bored Panda. Ao longo destes milhões de anos, as águas que escorrem naturalmente para dentro da caverna formaram três pontes rochosas, daí o nome do local.
     A formação foi descoberta em 1952 pelo bio-espeleologista Henri Coiffait. Em 1988, uma experiência com corante fluorescente revelou que a água do abismo emerge do subsolo de a partir de uma nascente perto da localidade de Mgharet al-Ghaouaghir. Veja algumas fotos do local.

three-bridges-cave-baatara-gorge-waterfall-lebanon-12

three-bridges-cave-baatara-gorge-waterfall-lebanon-7

three-bridges-cave-baatara-gorge-waterfall-lebanon-6

three-bridges-cave-baatara-gorge-waterfall-lebanon-2

three-bridges-cave-baatara-gorge-waterfall-lebanon-13

three-bridges-cave-baatara-gorge-waterfall-lebanon-3

Fonte: Boredpanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...