segunda-feira, 12 de novembro de 2012

GEOGRAFIA AGRÁRIA

01- O crescimento da economia brasileira desenvolveu-se sob o signo dos grandes ______ e da concentração de renda. A _______ da agricultura e a concentração ______ produziram o ________
acelerado, que se manifesta na formação das _______ urbanas. No campo, os novos padrões de ______ impostos pelos complexos ______ continuam a provocar a ruína dos pequenos produtores, configurando um quadro de verdadeira tragédia social.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
a) agroindustriais – produtividade – das periferias – consumo – favelas – monopólios – rurais.
b) monopólios – crise – de terras – crescimento – franjas – consumo – urbanos.
c) agronegócios – produtividade – de renda – consumo – massas – investimentos – industriais.
d) monopólios – modernização – fundiária – êxodo rural – periferias– produtividade – agroindustriais.
e) capitalistas – proletarização – fundiária – enriquecimento –favelas – modernização – agroindustriais.
 _________________________________________________________________
02- A partir da segunda metade do século XX, vários países do mundo, inclusive o Brasil, implantaram um pacote de medidas que recebeu o nome de revolução verde.

Assinale a alternativa que indica duas características desse momento.
a) Uso intensivo de agrotóxico; aplicação de adubos e fertilizantes.
b) Introdução de espécies vegetais nas florestas; uso de adubação orgânica.
c) Revitalização de biomas degradados; retorno da população urbana para o campo.
d) Surgimento de movimentos sociais no campo; aumento da produtividade e o fim da fome.
e) Uso de sementes selecionadas; uso de sementes transgênicas.
 _________________________________________________________________
03- O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês "agribusiness", cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária, apresenta um grande dinamismo econômico e pode fazer do Brasil um dos maiores produtores agropecuários do mundo. 

Com relação ao agronegócio é verdadeiro afirmar-se que
a) a soja, cultivo mecanizado e irrigado, foi a primeira lavoura moderna a se desenvolver no território brasileiro, onde é cultivada, principalmente, em áreas de terrenos litorâneos planos e baixos e próximos de rios e açudes.
b) o agronegócio é o conjunto da cadeia produtiva ligado à agropecuária, incluindo todas as atividades de indústria e serviços de antes, durante e depois da produção. Essa cadeia movimenta a economia, ao empregar trabalhadores, gerar renda e pagar impostos.
c) a expansão do agronegócio, no Brasil, não provocou mudanças no campo, mas gerou riquezas e contribuiu para a desconcentração de rendas e terras. Essa expansão diminuiu, recentemente, o êxodo rural.
d) o café, a soja, o milho e a mandioca, juntamente com a pecuária, podem ser considerados as estrelas do agronegócio brasileiro. Esses produtos garantem um volume elevado na pauta de exportações no país.
e) a expansão monocultora de árvores como o eucalipto, o pínus e a acácia, também tem contribuído para a fortificação do agronegócio brasileiro, uma vez que está comprovado que essa expansão não causará consequências socioambientais.
 _________________________________________________________________
04- O setor agropecuário ainda desempenha funções importantes para a economia urbano-industrial brasileira. Não corresponde ao contexto da afirmativa descrita:

a) libertação de força de trabalho para as cidades em função da modernização técnica do campo e do
consequente êxodo rural.
b) geração de saldos comerciais positivos, por meio das exportações agrícolas, que financiam as importações de bens de capital para as indústrias.
c) o consumo de bens das indústrias mecânicas, como máquinas agrícolas, e das indústrias químicas, como fertilizantes.
d) abastecimento de alimentos a preços relativamente baixos para a população urbana, o que permite
conservar os custos reduzidos da mão-de-obra nacional.
e) expansão acelerada da demanda rural de bens de consumo, que decorre dos rendimentos médios relativamente altos dos agricultores familiares e dos trabalhadores rurais.

_________________________________________________________________
05-O processo de concentração fundiária caminha junto à industrialização da agropecuária com predomínio de capitais. Logo:
I - O discurso de modernidade das elites tem contribuído para que a terra esteja concentrada nas mãos da grande maioria dos agricultores brasileiros.
II - Os pequenos agricultores não conseguem competir e são forçados a abandonar suas lavouras de subsistência e vender suas terras.
III - A intensa mecanização leva à redução do trabalho humano e à mudança nas relações de trabalho, com a especialização de funções e o
aumento do trabalho assalariado e de diaristas.
IV - As modificações na estrutura fundiária provocam desemprego no campo, intenso êxodo rural, além de aumentar o contingente de trabalhadores sem direito à terra e sua exclusão social.
Estão corretas
a) Apenas as proposições I e IV
b) Apenas as proposições I II e III
c) Apenas as proposições II, III e IV
d) Apenas as proposições II e III
e) Todas as proposições
_________________________________________________________________
06- À época da colonização europeia na América, um sistema agrícola amplamente utilizado era baseado na grande propriedade monocultora, com produção de gêneros tropicais, voltada para a exportação. Esse sistema, na atualidade, persiste em países como Brasil, Colômbia, Costa do Marfim, Índia e Malásia, dentre outros. O sistema agrícola descrito acima refere-se à
a) Agricultura de subsistência.
b) Agricultura de jardinagem.
c) Plantation.
d) Agroecologia.
e) Itinerante.
 _________________________________________________________________
07- A soma das exportações do agronegócio brasileiro no período de 12 meses terminado em março registrou um novo recorde. Com US$ 79,8 bilhões em vendas entre abril de 2010 e março de 2011 e a alta dos preços das commodities (...), o país deve superar, em breve, a marca dos US$ 80 bilhões (...) As exportações no período, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cresceram 19,7% em relação ao período de abril de 2009 a março de 2010.

Assinale a alternativa que identifica a tendência provocada pela evolução do agronegócio no Brasil.
a) Apoio dos produtores ao Código Florestal em vigência desde 1965, porque a modernização produtiva permite a reconstituição da vegetação removida por sistemas produtivos precários.
b) Nova condição do país no cenário econômico internacional, porque, no futuro, as novas potências serão produtoras de commodities.
c) Retenção da população no campo, aumentando o contingente rural, que estava declinando desde os anos 1970.
d) Freio importante no ritmo do desmatamento, em especial, das zonas do norte do Mato Grosso, devido ao aumento da produtividade agrícola.
e) Grande demanda por terras agrícolas, especialmente nos biomas do Brasil central e do Norte do país.

________________________________________________________________

08- A agricultura no sudeste asiático é a fonte de renda para a maioria da população da zona rural, o plantio de arroz é a cultura agrícola que mais se destaca nessa região. Somente os produtores de arroz do Sudeste Asiático respondem por cerca de 26% da produção em escala global, o maior produtor nessa região é a Indonésia. Mesmo com a alta produção agrícola muitos países do continente asiático sofrem com a subnutrição; quais são os dois principais fatores que levam o continente asiático a esta condição ?

a) Baixa renda populacional e a exportação de produtos agrícolas para o mercado externo.
b) Agricultura arcaica de baixa produção e baixo desenvolvimento econômico de todos os seus países.
c) Altas taxas de crescimento populacional e agricultura baseada na monocultura de produtos agrícolas destinado a produção de combustíveis.
d) Irregularidades do terreno dificultando a agricultura no sudeste asiático e agricultura com baixa utilização de tecnologias.
e) Alto custo dos produtos agrícolas e baixa produção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...