quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018
terça-feira, 27 de fevereiro de 2018
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
ATIVIDADE PIRÂMIDES ETÁRIAS
Fonte : Escola Municipal de Ensino Fundamental CAIC “Luizinho de Grandi” 2012 – 2013
O ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE
PIRÂMIDES ETÁRIAS TRIDIMENSIONAIS
Santhiély Laksmi Silva Gomes
Angelita Tomazetti Scalamato
Gislaine Mocelin Auzani
O presente trabalho pretende relatar a construção de pirâmides etárias, no
formato tridimensional (3D), para possibilitar que os educandos compreendam a
estrutura etária da população brasileira nas últimas décadas, de maneira
concreta. Esta ação faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação
à Docência (PIBID), subprojeto Geografia/UNIFRA, vinculado à Escola Municipal
de Ensino Fundamental CAIC – “Luizinho de Grandi”, Santa Maria (RS). Em relação
aos procedimentos técnicos, primeiramente, enquanto os monitores construíam as
pirâmides etárias referentes aos Censos Demográficos, realizados pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1980, 1991, 2000 e 2010. Em
sala de aula, a professora, desenvolveu o conteúdo de forma contextualizada
referente à temática, abordando os conceitos relativos à população, como:
população absoluta e relativa, taxa de natalidade, de fecundidade e de
mortalidade, expectativa de vida e crescimento vegetativo. Após, foi feita a
apresentação das pirâmides etárias, realizando explicações sobre as faixas
etárias e tirando dúvidas dos alunos. Também, organizou-se a turma em quatro
grupos, onde cada bolsista ficou responsável por um, contribuindo para a
construção das pirâmides etárias no papel milimetrado. A confecção de pirâmides
etárias, pelos monitores, proporcionou uma aprendizagem mais significativa, a
partir da visualização tridimensional das pirâmides, bem como compreender os
conceitos trabalhados em sala de aula de maneira mais concreta e envolvente. Para
que a compreensão fosse mais substancial, foi solicitado aos alunos, para que
em grupo e de forma colaborativa, descrevessem as características da pirâmide
etária. Nesta etapa foi observada a dificuldade dos alunos em descrever as
análises e conclusões referentes ao período de estudo, onde foi necessário que
os bolsistas interagissem com os grupos e os ajudassem na elaboração textual.
Também foi solicitado que os alunos construíssem suas próprias pirâmides em
papel milimetrado, bem como uma elaboração textual, a partir da interpretação
das mesmas, de maneira colaborativa. Segundo Soares (2009) a atividade
colaborativa leva os alunos a refletir sobre o próprio trabalho, descrevendo um
texto não linear e recursivo, correspondendo a três fases: a pré-escrita, onde
o aluno organiza suas ideias; escrita, a produção textual; e pós-escrita, onde
o texto é revisado e avaliado pelo grupo. Observou-se que o aluno, ao interagir
e confeccionar a sua pirâmide apresentou maior compreensão e interpretação da
temática, inclusive descrevendo-a e ajudando os colegas que estavam com
dificuldades. Portanto, a utilização de pirâmides etárias tridimensional é uma
metodologia interessante, pois possibilita maior envolvimento do aluno com o
conteúdo desenvolvido em sala de aula, bem como promove uma aprendizagem
significativa e contextualizada. Essa metodologia faz com que as aulas de
Geografia sejam mais dinâmicas, uma vez que proporciona a participação do
aluno. Além disso, possibilita formar cidadãos críticos e conscientes de seu
papel na sociedade.
REFERÊNCIAS
SOARES, D. de A. Produção e revisão textual: um guia para professores de
português e de linguas estrangeiras. Petrópolis: Vozes, 2009.
Publicado nos Anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), Seminário
Nacional do PIBID, Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID - em CD-Room,
com o seguinte número de ISSN: 2318-6771
terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
LIMITE DE ALUNOS POR TURMA
Arte de Ricardo Machado campanha nacional da Contee (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino) pela inclusão do limite de alunos por turma.
segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018
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