segunda-feira, 3 de agosto de 2015

5 IMAGENS INCRÍVEIS DO SATÉLITE HUBBLE

Há 25 anos, as imagens do telescópio Hubble assombram os astrônomos. A seguir, uma seleção com cinco belas visões do Universo.
 
A imagem da galáxia espiralada Sombrero, vista pelo ângulo da sua borda.
Durante vários meses em 2002, o Hubble captou um espetáculo cósmico – um disforme balão de poeira que parecia se expandir em torno da estrela V838 Monocerotis. Na realidade, uma explosão de luz da estrela estava iluminando a nuvem de poeira.
O gás da estrela agonizante lembra uma borboleta, com as asas rendilhadas resultantes da ejeção das camadas externas. Nebulosas planetárias como a NGC 6302 renderam algumas das imagens mais famosas do Hubble.
Estrelas brilhantes reluzem perto da Via Láctea. A maioria das outras estrelas aí visíveis, entre elas o aglomerado ao fundo, está na galáxia de Andrômeda. Bilhões de anos-luz mais além, reluzem galáxias inteiras.
Esta emblemática imagem, da galáxia em espiral NGC 1300, está repleta de detalhes – estrelas jovens de brilho azulado, fluxos de poeira espiralando em torno do núcleo e deixando transparecer reluzentes galáxias mais distantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...