Um levantamento foi feito pelo Fórum Econômico Mundial que selecionou tendências tecnológicas que têm um grande potencial para moldar completamente o futuro, transformando radicalmente nossa sociedade e também a ordem econômica do mundo.
São tendências tecnológicas que podem trazer impactos positivos, além de apresentarem um caráter disruptivo, atraindo atenção de novos investidores. Estas tecnologias vão ser reproduzidas, nos próximos anos, em larga escala. Mas as tendências tecnológicas também vêm como uma nova forma de informar a população, e até mesmo o Netflix tem assumindo esse papel, com documentários informativos e esclarecedores.
“Da desigualdade de renda à mudança climática, a tecnologia terá um papel fundamental na busca de soluções para todos os desafios que o nosso mundo enfrenta hoje”, afirmou Jeremy Jurgens, diretor de tecnologia do FEM. Segundo suas palavras, “as tecnologias emergentes deste ano demonstram o ritmo acelerado da inovação humana e oferecem um vislumbre de como será um futuro sustentável e inclusivo.”
ENTENDENDO AS NOVAS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS
Confira agora quais são as novas tendências tecnológicas que vão mudar o mundo e a forma como o vemos!
1. Bioplástico
Apenas 15% de todo o plástico produzido no mundo é reciclado. Todo o restante é incinerado ou simplesmente abandonado. Por conta disso, essa tecnologia vai ganhar grande espaço no mercado, permitindo o uso de materiais biodegradáveis.
2. Robôs
As tendências tecnológicas vêm mostrando que a robótica está se tornando cada vez mais avançada, podendo reconhecer vozes, rostos e também emoções. A tendência aqui é que os assistentes pessoais robóticos acabem se tornando uma necessidade para a vida moderna.
3. Tratamentos médicos
Muitos tratamentos médicos vão sofrer alterações severas, e o combate ao câncer vai evoluir drasticamente. Agora mesmo cientistas estudam como mudar o futuro da raça humana dentro da medicina moderna!
4. Fertilizantes ecologicamente corretos
Atualmente, os fertilizantes fazem uso de produtos como amônia, uréia e potássio, que são extremamente prejudiciais ao meio ambiente. As tendências tecnológicas mostram que os fertilizantes vão ser feitos de forma mais inteligente, com uso de outras substâncias.
5. Telepresença
Uma forma diferente de teleconferência, onde você, além de ver e escutar a pessoa, vai poder interagir com o ambiente ao seu redor. Isso é telepresença, uma tecnologia que mistura a realidade aumentada com a realidade virtual, usando sensores avançados para fazer com que pessoas até troquem apertos de mão.
6. Qualidade ampliada dos alimentos
Mais de 600 milhões de pessoas todos os anos acabam ficando doentes por conta de alimentos contaminados. Este dado apenas comprova como o monitoramento da comida deve ser mais severo, e isso pode ser alcançado por meio da tecnologia do blockchain!
7. Reatores nucleares seguros
Por mais que a produção deste tipo de energia seja “limpa”, os reatores sempre apresentam riscos altos de acidentes. Um perigo, que atualmente vem sendo estudado para que seja possível diminuir as chances de explosões ou mau funcionamento das máquinas. Com mais energia, os carros autônomos vão tomar conta das ruas.
8. Armazenamento de dados no DNA
Atualmente, os sistemas de armazenamento de dados já não dão conta de acompanhar a crescente quantidade de informação que é produzida todos os dias. Por conta disso, pesquisadores vêm tentando criar um novo tipo de armazenamento de dados, com base no DNA. Essa nova alternativa promete consumir menos energia, podendo gerar discos com capacidades imensas de armazenamento para estas novas tendências tecnológicas.
Fonte: NotaTerapia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.