A artista brasileira Marina Amaral faz uma das iniciativas mais incríveis dos últimos tempos: ela restaurou uma série de 22 fotografias de escravizados brasileiros às vésperas de serem libertos pela abolição. A série se chama “Escravidão no Brasil”.
A mineira de 25 anos é artista digital especializada em colorir fotos antigas em preto e branco e ficou conhecida mundialmente por dar cor a fotos das vítimas dos campos de concentração de Auschwitz. Ela diz que sempre teve vontade de criar um projeto sobre história do Brasil, mas tinha dificuldade de encontrar um arquivo que tivesse fotos em alta resolução.
Em entrevista à BBC, Marina afirmou que: “Quando a gente olha para os números e para a escala enorme do que foi a escravidão, fica tudo meio abstrato. Mas quando consegue olhar para as pessoas… Ver cada rosto deixa tudo menos abstrato, cria uma conexão”.
O problema é que ela não encontrava imagens com qualidade suficiente, até que encontrou essas 22 fotografias. “Até descobrir esses 22 retratos através de uma biblioteca de Berlim”, diz ela.
Para ler a matéria completa, acesse aqui!
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.