terça-feira, 9 de setembro de 2014

SAEM OS CARROS, ENTRAM OS PEDESTRES E OS CICLISTAS

   Em São Paulo, o destino do Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, voltou a ser debatido. O novo Plano Diretor da cidade prevê, progressivamente, seu desativamento até que seja viável sua demolição ou transformação em um parque.

   Conheça o exemplo de seis cidades pelo mundo que já substituíram ou estão prestes a substituir ruas por parques e abrir espaço para pedestres e ciclistas.

Seul - Coreia do Sul

   O caso da recuperação do canal Cheonggyecheon, em Seul, é um exemplo de como uma cidade pode mudar os seus padrões de crescimento e gerar espaços públicos para a população.
   Construído durante Dinastia Joseon (1392-1410), o rio Cheonggyecheon serviu como um dreno para a cidade por centenas de anos. Gradualmente foi sendo coberto por concreto até que em 1976, o governo local construiu 6 km de vias elevadas sobre o rio.
   Em 2003 a via foi derrubada e deu lugar a um parque urbano linear.


Portland - EUA

   Uma das primeiras autoestradas americana que foi desativada para dar lugar a um parque foi a Harbor Drive, localizada em Portland, construída no leito do rio Willamette. A transformação para dar lugar ao parque Tom McCall ocorreu em 1974.
   A ponte Hawthorne foi mantida. Apenas ciclistas e pedestres por circular por ela.


São Francisco - EUA

   No início de 1980, em São Francisco, começou-se falar de um plano para demolir a autoestrada California-480 com a ideia de se construir em seu lugar um parque. No entanto, somente em 1991 a via dois andares foi demolida –após ter sido danificada pelo terremoto de 1989. Estudos concluíram que reconstruir a rodovia era muito mais caro do que fazer um parque.
   O lugar tem uma das melhores vistas da baía de São Francisco e conta com muitos quilômetros de passeios para pedestres e ciclistas.


Madri - Espanha

   Em 2000, a Prefeitura de Madri, iniciou o projeto para recuperar às margens do rio Manzares. No lugar das marginais, a cidade ganhou um parque linear de 9 km de extensão. Não foi uma tarefa simples, já que havia construções históricas, como a Puente de Segovia –a mais antiga da cidade–, a Ermita Virgen del Puerto e a Puente del Rey.
  O parque foi aberto ao público em 2011 com diversas opções de lazer, passeios e muito verde.


Milwaukee - EUA

   Nos anos 60, um projeto previa que o centro Milwaukee fosse cercado pela autoestrada Park East Freeway. No entanto, os moradores começaram a se opor, argumentando que o projeto causaria muito ruído.
   Por este motivo, a rodovia nunca foi concluída e parte dela foi demolida. Em seu lugar, será construído um parque que, quando inaugurado, permitirá um livre acesso do centro da cidade até o rio.


Seattle - EUA

   Em 2001, um terremoto danificou o viaduto da rodovia Alaska. Inicialmente pensou-se em reconstruí-lo, entretanto optou-se por fazer um túnel subterrâneo com quatro pistas. A superfície será destinada aos pedestres. A inauguração está prevista para 2015.



Fonte: Catraca Livre (adaptado).

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