domingo, 6 de dezembro de 2015

OCEANIA

1- (UNICAMP-2007) A Oceania é um continente formado por um conjunto de ilhas e pela Austrália. Com base no texto e observando os mapas abaixo, responda: 



Fonte: adaptado de Dottori, C. B.; Rua, J.; Ribeiro, L.A.M. Geografia 2º- Grau. São Paulo: Editora Francisco Alves, 1984, p. 143,147. 

a) Sabe-se que a Oceania pode ser compartimentada em três grandes conjuntos de ilhas, cuja importância estratégica ainda hoje é muito grande. Quais são esses três conjuntos? 

b) Com relação à Austrália, quais são as características do relevo australiano? 

c) Ainda sobre a Austrália, por que na zona norte as chuvas ocorrem no verão e, na zona sul, apenas no inverno? 

2- (Unirio-1998) Assinale a afirmação INCORRETA sobre a OCEANIA e os países que formam esse continente: 

a) O setor agropecuário na Austrália apresenta uma elevada participação nas exportações, e a pecuária constitui uma das principais fontes de riquezas. 
b) A Austrália possui uma das mais baixas densidades demográficas do mundo e sua população concentra-se no litoral e nas regiões mais úmidas. 
c) A agropecuária na Nova Zelândia ocupa grande parte de seu território; é uma atividade muito importante economicamente, responsável por grande parte das exportações de produtos industriais. 
d) Ao todo, a Oceania é formada por 4 grandes ilhas; a maior que representa o território australiano, e 3 ilhas menores, que formam o arquipélago da Nova Zelândia e a ilha da Tasmânia, que constitui um país independente. 
e) Durante o processo de ocupação da Nova Zelândia pelos ingleses, a população nativa teve suas terras usurpadas e grande parte de sua população dizimada. Hoje, a população é predominantemente branca. 

3- (Vunesp-1997) Assinale a alternativa que indica corretamente as principais características da população australiana. 
a) Predominantemente branca, numerosa e bem distribuída no espaço. 
b) De origem ameríndia, rural, com altas taxas de natalidade. 
c) Predominantemente branca, urbana, com elevada esperança de vida. 
d) De origem britânica, urbana, com altas taxas de mortalidade infantil. 
e) De origem americana, numerosa e concentrada na porção centro-norte do país. 

4- (VUNESP-2010) Compare o mapa que representa os maiores países do mundo em área com o mapa anamórfico da população absoluta de cada país. A partir da comparação, pode-se afirmar que os principais países que possuem as menores densidades demográficas são: 


a) Rússia, Canadá e Austrália. 
b) China, Índia e Canadá. 
c) Estados Unidos, China e Austrália. 
d) Argentina, Brasil e Índia. 
e) Estados Unidos, Índia e Brasil. 

5- (FGV-2000) O termo Oceania costuma ser usado para identificar as terras emersas localizadas entre os oceanos Índico e Pacífico. Sobre elas pode-se afirmar que: 

a) As ilhas da Polinésia, Melanésia e Micronésia são constituídas, predominantemente, por países que completaram sua independência política na década de 1950. 
b) A Polinésia tem sido a área mais utilizada pelos EUA para a realização de testes atômicos, como os da década de 1970, que destruíram o Atol de Mururoa. 
c) Um traço cultural comum na Oceania é a completa adaptação das comunidades nativas aos padrões europeus e norte-americanos estabelecidos com a ocupação colonial, a partir do século XVI. 
d) Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné são consideradas países independentes, apesar de terem como chefe de Estado a rainha Elisabeth II, do Reino Unido, ou alguém indicado por ela. 
e) Em comparação aos outros continentes, a Oceania apresenta o maior número de possessões do tipo colonial, a exemplo do Havaí, Taiti e Tonga, controladas pelos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...